segunda-feira, 16 de julho de 2007

Crítica7 - Cast Away

Cast Away ("O Náufrago") conta com a participação do actor Tom Hanks, onde vai ter uma das mais poderosas performances de todos os tempos. Chuck Noland (Tom Hanks), um engenheiro de sistemas da FedEx cuja existência dominada pela ditadura do relógio termina abruptamente com um acidente de avião que o deixa isolado numa ilha remota.
Enquanto luta por sobreviver, Chuck descobre que a sua própria viagem ainda agora começou.

"O Náufrago" dá a Tom Hanks a possibilidade de brilhar mais uma vez nas salas de cinema. Esta oportunidade foi bem apanhada pelo actor que aqui desempenha de uma forma maravilhosa o papel de um náufrago. As partes mais interessantes do filme pertencem naturalmente ao personagem de Tom Hanks, quando aprisionado numa ilha sozinho tem de passar grande parte do tempo sem dizer uma única palavra (para além de uns gritos) e passar a transmitir tudo por acções ou expressões. É aqui que se vê a grande capacidade interpretativa do actor.
A cena da queda do avião está muito bem filmada por Robert Zemeckis, que deixa o público ver (através do cockpit) o exterior tempestuoso ao mesmo tempo que Chuck tem de conseguir pôr-se em segurança. Isto transmite uma maior percepção do que o personagem está a sentir nesse preciso momento.
A ilha, com uma paisagem fantástica transmite algo maravilhoso ao mesmo tempo que nos dá a vontade de a abandonar rapidamente, pois depressa nos apercebemos da pequenez da mesma.
E claro a bola Dr. Wilson é um dos elementos mais marcantes deste filme e que traz no fim um sentimento de tristeza.

7Arte - 8,8
IMDB - 7,3

0 comentários: