segunda-feira, 16 de julho de 2007

Actor do Mês - Johnny Depp

John Christopher Depp II nasceu em Owensboro (Kentucky) no dia 9 de Junho de 1963 e foi criado na Florida.

Depp entrou no mundo do cinema aquando de uma viagem a Los Angeles (California) com a sua mulher Lori Anne Allison, que o apresentou ao actor Nicolas Cage. Entrou assim no filme "Pesadelo em Elm Street" (Glen Lantz) de 1984.
Em 1987 subsituiu Jeff Yagher na personagem do polícia Tommy Hanson na popular série televisiva "21 Jump Street" e em 1990 desempenhou o papel principal num filme de Hollywood, "Eduardo Mãos de Tesoura" (1990), entrando pela primeira vez num filme de Tim Burton.

Depp criou para si uma imagem séria um tanto obscura, escolhendo sempre papéis que façam surpreender os críticos e as audiências.
Seguiram-se filmes "Ed Wood" (Ed Wood), "Dead Man" (William Blake), "Donnie Brasco" (Donnie Brasco) ou "Sleepy Hollow" (Ichabod Crane).
A partir deste último filme, a popularidade de Johnny Depp aumentou consideravelmente surgindo em filmes como "Chocolate" (Roux), "Piratas das Caraíbas: A maldição do pérola negra" (Jack Sparrow), "Janela Secreta" (Mort Rainey), "Charlie e a Fábrica de Chocolate" (Willy Wonka), "Corpse Bride" (Victor Van Dort, voice) e a continuação da saga "Piratas das Caraíbas" ("Piratas das Caraíbas: O Cofre do Homem Morto" e "Piratas das Caraíbas nos Confins do Mundo").

Durante a sua carreira Depp esteve envolvido em alguns casos graves que se tornaram públicos, como ter sido acusado de vender drogas no seu próprio club "The Viper Room", que trouxe a morte de River Phoenix em 1993 à porta do clube com uma overdose de drogas. No ano seguinte foi preso por destruir uma suite em Nova Iorque e cinco anos mais tarde preso em Londres devido a uma zaragata com uns paparazzi num restaurante.

Namorou com algumas celebridades, como Jennifer Grey, Winona Ryder ou Kate Moss. O casamento com Lori Anne Allison em 1983 culminou num divórcio dois anos mais tarde. Actualmente Johnny Depp vive com uma cantora e actriz francesa Vanessa Paradis da qual teve dois filhos: Lily-Rose Melody (1999) e Jack (2002).

Para este ano já está previsto um novo filme com a realização de Tim Burton, "Sweeney Todd" e para 2008 estão em pré-produção os filmes "The Rum City" (Paul Kemp) e "Shantaram" (Lindsay). Correm ainda rumores da participação de Depp nos filmes "Sin City 2" e "Sin City 3" (Wallace).



Curiosidades:
  • altura - 1,78
  • nicknames - "Mr. Stench"; "Colonel"
  • reside em França e em Los Angeles
  • nomeado para 2 Óscares; 24 prémios e 38 nomeações
  • foi guitarrista de uma banda chamada "The Kids"; actualmente toca numa banda chamada "P."
  • para a personagem "Jack Sparrow" baseou-se no "Keith Richards"
  • grande admirador de Marlon Brando
  • o edifício onde se situa o seu club "The Viper Room" é de um famoso gangster chamado Bugsy Siegel; vendeu o club em 2004 a Amanda Fox, filha de um colega do club Anthony Fox

"Quando estás a representar, tem de estar presente muita coisa de ti mesmo. Tem mesmo de estar, caso contrário o que estás a fazer não é representar, é mentir." (Johnny Depp)


2 comentários:

Realizador disse...

Por mais que se fale e elogie a fantástica pessoa que Johnny Depp é, nunca será demais...

AP disse...

É, concerteza, um dos meus actores preferidos. É incrível a sua versatilidade!