segunda-feira, 16 de julho de 2007

Crítica7 - Black Dahlia

Black Dahlia ("A Dália Negra") é um filme baseado no best-seller de James Ellroy ("L.A. Confidential") e realizado por Brian de Palma ("Scarface", "Os Intocáveis"). Conta a história de um caso verídico que chocou os EUA em 1947 e que ainda hoje permanece um mistério.
Lee Blanchard (Aaron Eckart) e Bucky Bleichert (Josh Hartett), dois antigos pugilistas detectives da polícia de L.A., são chamados para investigar o brutal homicídio de Betty Ann Short (Mia Kirshner), uma jovem aspirante a actriz, também conhecida como "A Dália Negra", que aparece horrivelmente mutilada.
Durante a investigação eles cruzam-se com duas sensuais mulheres: Kay Lake (Scarlett Johansson) uma ex-prostituta que mantém uma estranha relação com Blanchard, e Madeleine Linscott (Hilary Swank), a filha mimada de uma das famílias mais ricas da cidade que acaba por seduzir Bleichert e que parece ter uma estranha ligação com a vítima.

O filme tem uma realização fantástica de Brian de Palma, também todo o tratamento da imagem e os contrastes luz-sombra estão maravilhosamente bem conseguidos.
Tendo um argumento bastante interessante para ser transportado para o cinema, o filme acaba por não resultar no seu desenvolvimento, tornando-se cansativo ao fim dos primeiros 30 minutos. O final, surpreendentemente, traz de novo o interesse mas não o suficiente para o filme resultar bem.
Quanto aos actores, pare-se ser uma das mais interessantes representações de Josh Hartnett, mas é o único que sobressai em todo o elenco. Não que as duas actrizes principais estejam mal no filme, mas já nos acostumaram melhor em filmes anteriores...
A banda sonora é definitivamente o melhor do filme. Todas as faixas/instrumentos/géneros de música escolhidas encaixam perfeitamente nos ambientes pretendidos pelo realizador.

7Arte - 6,4
IMDB - 5,6

0 comentários: