terça-feira, 31 de julho de 2007

Adeus a Michelangelo Antonioni

Michelangelo Antonioni morreu ontem aos 94 anos "pacificamente na sua poltrona, ao lado da esposa Enrica Fico", seguno a Ansa. O cineasta italiano já tinha dificuldades em andar e falar depois do acidente vascular cerebral que sofreu em 1985.

Antonioni dirigiu duas dezenas de filmes, entre os quais destacam-se Cronaca di un Amore ("Escândalo de Amor", 1950), Il Grido ("O Grito", 1957), a trilogia constituída por: L'Avventura ("A Aventura", 1960), La Notte ("A Noite", 1961) e L'Eclisse ("O Eclipse"). Também Blow-up de 1966 está entre um dos seus melhores filmes.

Foi consagrado internacionalmente ao receber o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 1964 com O Deserto Vermelho. Recebeu também outros prémios como a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1967 com Blow-up, o Prémio Especial do Júri de Cannes com Identificazione di una Donna ("Identificação de uma Mulher" em 1982, um Óscar de Hollywood pelo conjunto da sua carreira em 1955 e também um Leão de Ouro pela carreira em Veneza em 1997.

Curtas7

Apresentação de Wall-E foi um dos pontos altos da Comic-Con

Wall-E é a nova aposta da Pixar Animation Studios este ano. Este novo filme retrata o futuro, quando a Terra ficou inabitável. A solução encontrada pelos humanos foi todos partirem numa nave para o espaço e enviarem para a Terra os Wall-E, robots criados especificamente para limpeza. Estes robots deveriam voltar 5 anos depois, mas isso nunca aconteceu. Assim todos os robots pararam de funcionar. Todos menos um! Durante 700 anos o pequeno Wall-E trabalhou sozinho, desenvolvendo uma personalidade e consciência, tendo apenas como companhia, a sua baratinha.

Um dia uma nave chega dos céus e Wall-E partirá na sua maior aventura que poderá salvar toda a raça humana.

O filme parece ter potencial para se tornar a melhor longa-metragem da Pixar. Conta com uma novidade chamada “Live Action” (actores e cenários de verdade).

Vamos esperar, para ver se o filme irá corresponder à apresentação. O filme tem estreia marcada para 27 de Junho de 2008.


George Clooney descarta outro filme sobre Danny Ocean

O actor George Clooney disse esta terça-feira em Tóquio que é improvável a realização de um quarto filme da série sobre o grupo de ladrões liderados por Danny Ocean (George Clooney).

Clooney apresentou a estreia no Japão de Ocean's 13, onde volta a contracenar com Brad Pitt, Matt Damon e Andy García.

Dirigido por Steven Soderbergh, o filme conta também com a participação da actriz Ellen Barkin e Al Pacino, no papel de vilão como o dono de um hotel casino.

O actor afirmou que as despesas de construção de cenários são muito grandes, estando por isso a realização de outro filme praticamente descartada.



Johnny Depp deve produzir "Rum - Diário de um Jornalista Bêbedo"


Johnny Depp está perto de levar ao grande ecrã o romance autobiográfico de Hunter S. Thompson, The Rum Diary.

Baseado na experiência do falecido Hunter S.Thompson como jornalista freelancer em Porto Rico no final dos anos 1950, o livro foi escrito em 1959.

Depp fará o papel de um repórter que trabalha com uma equipa diversificada de redactores num jornal de San Juan que passa por dificuldades, tendo pelo meio um triângulo amoroso erótico.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Crítica7 - "Transformers"

As duas raças robóticas (Autobots, os bons da fita, e Decepticons, os maus) travaram ao longo de anos uma guerra, pondo o destino do Universo em risco. Quando essa batalha chega ao planeta Terra, os Decepticons tentam encontrar uma pista, que os levaria ao poder supremo, que por sua vez está na posse do jovem Sam Witwicky (Shia LaBeouf). Sam sem saber que ele é a última hipótese de sobrevivência da Humanidade, juntamente com a sua amiga Mikaela (Megan Fox) irão encontram-se no meio de uma guerra entre os Autobots e os Decepticons. Com o destino do Mundo por um fio, Sam compreende o verdadeiro significado do mote da família Witwicky "Sem sacrifício não há vitória!".

A primeira abordagem ao filme, quer seja o cartaz, o trailer ou mesmo a história, pode afastar muita gente dos écrans por ser um filme com "muitos efeitos visuais" e "máquinas que falam", e naturalmente não o deixa de ser, mas para supresa de todos o filme acaba por ter partes muito sensíveis e humanas.
Sinceramente não pensei, nem acredito que alguém pensasse ver robots do tamanho de casas a serem sensíveis com os humanos, como o filme mostra. Uma das melhores sequências do filme é toda a cena filmada na casa do Sam Witwicky, onde os pais nem sequer imaginam que mesmo à porta de casa estejam quatro enormes robots escondidos por baixo do parapeito das janelas!... Também a relação que o Sam e a Mikaela têm com o Bumblebee (Mark Ryan, voz) transmite bem esta sensibilidade de que falo.

O desenrolar do filme é feito com base no passado, a origem dos Autobots com o comandante Optimus Prime (Peter Cullen, voz) e os Decepticons com o temível Megatron (Hugo Weaving, voz), o que enriquece muito a história e claro para alguns faz recordar velhos tempos, para outros é a "deixa" para se poderem por a par da história de Transformers. Poderá ser o início de uma trilogia ou algo do género? Muito provavelmente virá a ser até pelo facto dos Autobots, surpreendentemente, ficarem junto dos humanos (embora "disfarçados"). Outro elemento a favor é a cena no final, já durante os créditos, onde se vê um dos Decepticons a abandonar o planeta Terra...

Com efeitos especiais que põem de lado qualquer "Die Hard" ou "Exterminador", o filme recebe muito boas críticas na concepção das cenas de combate, com incríveis sequências que tornam tudo mais "possível", mesmo tratando-se de uma história de ficção...
Um pormenor interessante é o facto dos Transformers, conhecida banda desenhada e série televisiva na Terra, surpreendem tudo e todos ao aterrarem pela primeira vez no planeta. Será que a história deveria ser assim contada? Ou deveria-se começar como outras histórias de ficção ou banda desenhada contam, em que os humanos já estavam familiarizadas com as personagens? Provavelmente a maneira como foi feito é a melhor, mas fica na mesma este apontamento.

Para terminar, vamos esperar ansiosamente por 2009, data em que "Transformers 2" nos vai trazer mais batalhas robóticas....

Morreu Ingmar Bergman

O cineasta sueco Ingmar Bergman morreu hoje com 89 anos de idade, na ilha de Faaro (Gotland). A sua filha, Eva Bergman, anunciou que a sua morte foi "calma e pacífica" sem precisar a causa da morte. Segundo o jornal sueco Dagens Nyeter, o realizador morreu esta manhã por volta das 7h (6h em Lisboa).


Nascido a 14 de Julho de 1918 em Uppsala (a norte de Estocolmo), Bergman realizou mais de 40 filmes entre os quais se destacam "Sommarlek" ("Um Verão de Amor", 1951), "Det Sjunde Inseglet" ("O Sétimo Selo", 1957), "Smultronstallet" ("Morangos Silvestres", 1957), "Hostsonaten" ("Sonata de Outono", 1978), "Fanny och Alexander" ("Fanny e Alexander", 1982) ou "Saraband", 2003.
Além da sua obra cinematográfica foi também um homem do teatro, teno encenado várias peças especialmente as do seu ídolo de juventude, August Strindberg.
A sua carreira começou nos anos 40 com um estágio de encenação na Ópera de Estocolmo e em 1960 foi contratado como encenador do prestigiado Dramaten, o Teatro Real de Arte Dramática.
Na opinião de Woody Allen, Ingmar Bergman foi "provavelmente o maior artista do cinema desde a invenção da máquina de filmar"

"Fazer filmes para mim é um instinto, uma necessidade como comer, beber ou amar"
Ingmar Bergman (1918-2007)

Estreias Mundiais - 3 Agosto

Underdog
Aventura/Comédia


Realizador: Frederik Du Chau
Actores: Peter Dinklage, Jason Lee, Amy Adams



El Cantante
Drama


Realizador: Leon Ichaso
Actores: Marc Anthony, Jennifer Lopez



The Bourne Ultimatum
Acção/Thriller


Realizador: Paul Greengrass
Actores: Matt Damon, Edgar Ramirez, Joan Allen



Hot Rod
Comédia


Realizador: Akiva Schaffer
Actores: Andy Samberg, Isla Fisher, Ian McShane



Becoming Jane
Biografia/Drama


Realizador: Julian Jarrold
Actores: Anne Hathaway, James McAvoy, Julie Walters



Bratz: The Movie
Comédia


Realizador: Sean McNamara
Actores: Paula Abdul, Skyler Shaye, Janel Parrish



The Ten
Comédia


Realizador: David Wain
Actores: Paul Rudd, Jessica Alba, Winona Ryder

sábado, 28 de julho de 2007

"The Dark Knight"

O filme The Dark Knight que virá suceder "Batman Begins" vai sair só em 2008 mas já tem a teaser disponível na internet.
Embora muito curta, começa a dar algum entusiasmo aos fãns do "morcego".




E esta é a primeira foto do Joker (Heath Ledger) e Maggie Gyllenhaal (Rachel Dawes). O filme também irá contar com a presença de Aaron Eckhart ("The Black Dahlia"), Morgan Freeman ("Million Dollar Baby") e William Fichtner ("Prison Break").

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Curtas7

Mentes Criminosas sem Patinkin

Está confirmado, Mind Patinkin (Jason Gideon) está fora de Criminal Minds ("Mentes Criminosas"). Depois de alguns atrasos e faltas nas gravações da série, a rede CBS anunciou então o afastamento do actor principal da série.

"Mandy Patinkin pediu para sair de Criminal Minds. Nós honramos o seu pedido, que não foi de maneira alguma, relacionado com quaisquer disputas salariais. A sua saída será explicada à audiência num episódio que será gravado brevemente com o elenco da próxima temporada. Nós agradecemos ao Mandy por ajudar a fazer de Criminal Minds uma série de sucesso, e desejamos-lhe o melhor nos seus projectos futuros. Um novo personagem entrará na série para a próxima temporada." disse um dos produtores da série.


Donas de Casa com episódio musical

O criador e produtor executivo Marc Cherry de Desperate Housewives pretende fazer um episódio musical especial para a 4ª temporada da série. As actrizes Teri Hatcher (Susan Mayer) e Nicollette Sheridan (Edie Britt) por enquanto seriam as mais preparadas, pois Hatcher já protagonizou uma versão do musical "Cabaret", em Chicago e recentemente fez um espectáculo surpresa em Los Angeles, e Sheridan cantou um dueto com o seu noivo, Michael Bolton.


Hugh Laurie traz suspense ao grande écran

O actor Hugh Laurie, que interpreta o Dr. Gregory House na série House , vai protagonizar o filme de suspense "The Night Watchman", que estará nos cinemas em 2008.
Além de Laurie, também irão participar no filme Keanu Reeves, Forest Whitaker e Chris Evans. A realização será de David Ayer ("Dia de treino").


3ª Temporada de Prison Break

A terceira temporada de Prison Break terá pelo menos dois novos personagens regulares. Os actores Robert Wisdom ("Storytelling") e Jodi Lyn O'Keefe ("Nash Bridges") acabam de ser oficializados pela FOX. O primeiro interpretará o papel de Luchero, um rei do tráfico de drogas que é preso juntamente com Michael Scofield (Wentworth Miller) no Panamá e controla todos os detentos do lugar. O'Keefe será Betty Crocker, oficial da Company, uma organização secreta do governo.
Quando a terceira temporada foi anunciada, o produtor-executivo Paul Scheuring disse à Variety que pelo menos quatro pessoas seriam incluídas no elenco fixo, dois homens e duas mulheres. As filmagens começaram no dia 2 de Julho e a série começa nos EUA a 29 de Agosto.


Buffy na BD

Três anos após Buffy, A Caçafora de Vampiros ser cancelada, o criador da série, Joss Whedon, resolveu regressar ao universo que também gerou o spin-off Angel. A caçadora e o seu Gang estarão de volta para uma oitava época, agora contada através das revistas em Banda Desenhada, que serão publicadas pela editora Dark Horse.



Battlestar Galactica chega ao fim

O Sci-Fi Channel norte-americano confirmou que a próxima temporada de Battlestar Galactica será a última.
Esta é a nota de dois produtores do programa, Ronald Moore e David Eick, traduzida pelo blog Momento TV: "Este programa sempre pretendeu ter um início, um meio e um fim. Durante o decorrer do ano passado, as histórias e as personagens caminharam fortemente em direcção a esse final e nós decidimos ouvir a nossa intuição e concluir a série nos nossos termos. E, mesmo sabendo que os nossos fãs iriam ficar tristes com a proximidade do fim, eles devem preparar-se para uma fantástica viagem até lá - nós vamos despedir-nos com um estrondo".

Crítica7 - "Simpsons The Movie"

Chegou finalmente às salas de cinema o tão esperado filme"Simpsons - The Movie"!

Para quem acha que o filme pode vir a desiludir os fãns desta série de animação, desengane-se. Cheio de surpresas do início ao fim, o filme tem inúmeros promenores que vão agradar mesmo aos fãns incondicionais de Simpsons.

A história começa quando Homer Simpson (Dan Castellaneta), para variar, arranja uma enorme confusão em Springfield. Porém esta catástrofe é agora eminente para todos os habitantes desta cidade que ficarão isolados do mundo. Começa assim uma batalha entre o governo, os habitantes de Springfield e Homer. Claro que este último vai precisar da sua família, Marge (Julie Kavner), Bart (Nancy Cartwright), Lisa (Yeardley Smith) ou Maggie (Nacy Cartwright), para poder resolver os grandes problemas que tem pela frente!

Em 2D como na série televisiva, o filme tem um argumento à escala necessária para passar para a grande tela. Mas, durante os 87 minutos de filme há muito mais para ver do que apenas a catástrofe. Desde críticas a outros filmes, a personagens da vida real, à poluição do planeta, entre muitas outras, prometem provocar a todos imensas gargalhadas.

Pior nos efeitos visuais, o filme recebe praticamente a cotação máxima na banda sonora. Todos os temas do filme resultaram espectacularmente bem, inclusivé uma nova versão do tema da série...
O ponto mais negativo é certamente a versão portuguesa, onde as vozes ficam muito aquém das originais. Mas isso é fácil de resolver, se estiver para ir ver o filme, escolha a versão original! E já agora, fique na sala de cinema até o último nome dos créditos passar, porque acontecem várias coisas durante os créditos, e uma delas acontece pela primeira vez, após 18 anos da série...

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Crítica7 - "Prison Break" T2

A segunda temporada de "Prison Break" ("Prison Break: Manhunt") começa com os oito ex-prisioneiros a tentarem sobreviver fora das grades.

Ao mesmo tempo que decorre a fuga, o FBI com o detective Alexander Mahone (William Fichtner) tenta desvendar os passos de Michael Scofield (Westworth Miller) a partir dos detalhes da sua enorme tatuagem.
Há mais desenvolvimentos sobre o caso que incriminou Lincoln Burrows (Dominic Purcell), desenvolvimentos estes feitos logo de início pela Veronica Donovan (Robin Tunney). Sara Tancredi (Sarah Wayne Callies) também irá estar em fuga, depois de ter sido cúmplice de Michael.

Depois de vários comentários que vão contra a genialidade desta série, fui novamente supreendido por "Prison Break". Quando soube que a segunda temporada seria na totalidade a caça ao homem, pensei como seria possível tornar interessantes 22 episódios com este tema. Agora sei como foi isso possível.

Existem vários factores que prendem o espectador ao sofá durante a quase totalidade da série, e digo quase porque existe de facto uma monotonia nos episódios centrais dela. O pior obstáculo dos Scofield é o Agente Alexander Mahone, que recebe nesta segunda temporada um papel fundamental. É ele que desequilibra todos os cálculos que Michael faz para conseguir uma nova vida para ele e todos aqueles por quem ele se interessa.
Mahone tem a inteligência e genialidade de Michael Scofield, a força de Linc e, (um erro que o acompanha em toda a série) a dependência de drogas que Sara Tancredi também tem.

Para além de Mahone, também T-Bag (Robert Knepper), Brad Bellick (Wade Williams) e Kim (Reggie Lee) são de destacar nesta temporada, tanto por trazerem várias confusões e problemas à família Scofield, como por todos estes actores estarem muito bem ao longo de todos os episódios.

Não é de facto uma série de 9 ou 10 estrelas, como é o caso da primeira temporada, mas não fica muito atrás, como já vi em várias críticas e comentários. A terceira temporada promete trazer ainda mais drama e acção, e poderá mesmo conseguir ultrapassar a primeira, pois como as coisas ficaram no fim desta temporada, há muito ainda para acontecer.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Coming on 2007

"Rush Hour 3"
Agosto 2007




"In the Shadow of the Moon"

Setembro 2007





"Trick 'r Treat"

Outubro 2007


Curtas7

Daniel Craig assina contrato de 26 milhões de dólares para novo James Bond

O britânico Daniel Craig ("Sylvia", "Munique") de 39 anos, tornou-se o actor mais bem pago da história da Grã-Bretanha ao assinar esta semana um contrato por 26 milhões de dólares para voltar a envergar o papel do agente secreto James Bond.

Craig receberá 10 milhões de dólares pelo próximo filme do agente 007, e mais 16 milhões por um terceiro filme.


"Popeye, o marinheiro" chega pela primeira vez em DVD

As aventuras originais de Popeye, o marinheiro criadas em 1933 pelos irmãos Max e David Fleisher chegam este mês ao mundo do DVD pela primeira vez nos seus 75 anos de história.

Sob o título de Popeye, The Sailor 1933-1938 os estúdios Warner reúnem em quatro DVDs, uma colecção de 60 curtas-metragens animadas com as aventuras do marinheiro, a sua namorada Olívia e o seu rival, Brutus.


“Piratas das Caraíbas” podem virar série de TV

A continuação de “Piratas das Caraíbas” pode virar uma série de televisão. A personagem Jack Sparrow, interpretada no cinema por Johny Depp, ganharia uma versão mais jovem.

A ideia é mostrar um Jack Sparrow mais novo, e mostrar aos fãs como ele se tornou num pirata famoso. O filme tem sido um sucesso tão grande com produtos como brinquedos, jogos e livros, que simplesmente parece correcto fazer uma série de TV.